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Ortografia oficial ,regras gramaticais e exercícios.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Interpretação de texto.

Como deve ser feita a leitura para  uma boa ionterpretação.
 
Ler com atenção é essencial para fazer uma boa interpretação.
Ler pausadamente e outro fator importante para reter o conteúdo.
Na primeira leitura do texto,o leitor  precisa fazer com calma para
absorver o conteúdo e,a partir disso ,obter a conclusão .
Não se pode ler com pressa e,no final,tirar conclusão equivocada da 
interpretação do texto. 
 
Processo de releitura

De acordo com o dicionário ,releitura é "a elaboração de uma obra tendo outra como base ".
É literalmente,reler algo escrito por outra pessoa,adicionando novas técnicas,de interpretação de textos.
  
Dicas de como fazer releitura. 
1- Ter um dicionário para consultar algumas palavras  podem ser  seu significado des-
conhecido.
2-Leia diversos gêneros
3- Tenha atenção e concentração.
4-Tenha um tempo só para ler.
5-Resuma tópicos.
6-Ponha em teste sua interepretação e compreensão.





........................................ .

Interpretação de texto extraidos do Enem.

Textos e interpretações de textos do Enem.  

1- (Enem de 2017) Garcia tinha se chegado ao cadáver,levantara o lenço e
contemplara por alguns instantes as feições defuntas.Depois,como se a morte
espiritualizasse tudo,inclinou-se  e  beijou-a na testa.Foi no momento que  For-
tunato chegou à porta.Estacou assombrado;não podia ser o beijo da amizade,
podia  ser o epílogo de um livro  adúltero.{..}
Entretanto Garcia inclinou-se para beijar outra vez o cadáver,mas então não
pôde mais. O beijo rebentou em  soluços,e os olhos não puderam conter as 
lágrimas ,que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável
desespero.Fortunato,à porta,onde ficara,saboreou  tranquilo essa explosão de
dor moral que foi longa,muito longa,deliciosamente longa. 
  
_ No fragmento,o narrador adota  um pon to de vista que acompanha a perspectiva
de Fortunato.O que singulariza esse procedimento narrativo é o registrodo(a)
A-indignação face à suspeita do adultério da esposa.
B-tristeza acompanhada pela perda da mulher amada.
C-espanto diante da demonstração de afeto de Garcia.
D-prazer  da personagem em relação ao sofrimento alheio.
      
2-(Enem 2017) Texto 1  
 
Terezinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiu três cavalheiros
Todos os três de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo,seu irmão
O terceiro foi aquele
A quem Tereza deu a mão 
( Cancioneiro da Paraíba.Jõao Pessoa,1993 (adaptado )  
                         TEXTO II
Outra interpretação é feita a partir das condições sociais daquele tempo.Para a
ama  e para a criança para quem cantava a cantiga,a música falava do casamento
como um destino natrural na vida da mulher,na sociedade brasileira do  século
XIX,marcada pelo patriiarcalismo.A música prepara a moça para o seu destino
não apenas inexorável,mas desejável: o casamento ,estabelecendo  uma  hierar-
quia de obediência ( pai irmão mais velho,marido), de acordo com a época  e circunstância da vida. 
A-assegura a existência de pensasamentos contrários à ordem vigente.
B-mantém a heterogeneidade das  formas de relações sociais.
C-conserva a consciência religiosa sobre certas culturas.
D- Reforça comportamentos e padrões culturais.
 
texto 3


TEXTO 3 
O consumidor do século XXI,chamado de consumidor social,
tende a se comportar de modo diferente do consumidor tradici-
onal .Pela associação das caracteristicas apresentadas no diagra-
ma,infere-se  que esse novo consumidor sofre influência da: 
a-   Cultura do comércio eletrônico                 
B- Busca constante pelo menor preço            
         C-Divulgação de informações pelas empresas      
D-Necessidade recorrente de consumo        
         E-Postura comum aos consumidores tradicionais

Gabarito 
 1- Letra D   2-Letra  D  3-Letra  A     


   

       












      



quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Interpretação do texto Sentimental

.                               Sentimental
Ponho-me a escrever  teu nome
com letras de macarrão
No prato,a sopa esfria,cheia de escamas
E debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
 
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
 
__ Está sonhando? Olhe que a sopa esfria! 
      
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo :
Neste país é proibido sonhar.   
  
Interpretação do texto.
 
1) Este poema é caracteristicamente modernista,porque nele :
A ( )  A uniformidade dos versos reforça a simplicidade dos sentimentos 
experimentados pelo poeta..
B( ) Tematiza-se o ato de sonhar.
C( )  Satiriza-se  o estilo  da poesia romântica.
D) A linguagem coloquial dos versos livres apresenta com  humor o  liris-
mo encarnado na cena cotidiana.
 
2) Destacamn-se neste poema caracteristicas marcantes do Drummond
modernista.São elas:
A( )  A tendência metafísica,o discurso sentencioso e o  humor  sutil.
B ( ) A memória familiar,o canto elegíaco e a linguagem fragmentada.
C)(  )  A exposição da timidez pessoal.
D ( ) O isolamento da  persopnalidade lírica,a ironia, e o estilo prosaico.

Respostas  1  Letra D   2  Letra D

sábado, 25 de setembro de 2021

Dicas ortográficas:


Seu editor 25104101106071487
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Palavras dupla grafia

quatorze 
é o mesmo que 
catorze 
 
Assobiar 
é o mesmo que
Assobiar   
  
Cotidiano 
é o mesmo que 
quotidiano 
   

Infarto ou enfarte : quando usar cada palavra 

Embora exista muita polêmica com relação ao uso
de enfarte ou infarto,a verdade é que tanto uma quanto
outra são palavras corretas.A utilizada com maior frequência é 
infarto.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Atividades de Lingua portuguesa :

   Exerrcícios -   Sobre  acentuação gráfica.                   

                                                               
1-  Numere os grupos de palavras  de acordo  com a razão  do acento gráfico:
     (2) estréia - mundéu- apóiam 
       ( 5) público - astrônomo-  árvore
  ( 6) pára -pêlo -pôr- ás  - pêra
(3) cajá  -cipó  -  pajé-você
(1) heroína -  feiúra - baía 
      (4) dólar, túnel-Bênção-táxi.   
   
(1) Hiato                                          
 (2) ditongo                                        
(3)oxítonos                                      
              (4)paroxítonas com terminação tônica          
                           (5)  paroxítomas.                                                                                   ( 6)     Homógrafos  tônicos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

              

              

 
                                                                                  
 

  




Caderno de atividades de língua portuguesa

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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Exercicios sobre objeto direto e objeto indireto.

 1) Sublinhe com um traço os objetos  diretos :

A)Os holandeses invadiram a Bahia em 1624.

B) O trabalho produz a riquesa e a felicidade.

C) Fatos interessantes  relatou esse turista.

D)O louvor ganha amigos,a maledicência inimigos.

E) Muitos favores já temos recebidos desta família.

  

2- Anteponha às orações  A ou B,de acordo com a função

dapalavra em destaque : 

(A) objeto direto                   (B) objeto indireto 

( ) No Sul do Brasil,o inverno obedece ao ciclo das estações.

( ) Não devemos recorrer à violência.

(  ) A volta do sol trouxe de novo a alegria aos corações.

( ) O antiquário possuia até moedas da Roma dos Césares. 

3) Sublinhe os objetos indiretos:

A) Assisti a uma cena impressionante.

B) Obedeço a ordens superiores .

C) Não aspiro a esse título.

D)Cristo perdoou ao bom ladrão e prometeu-lhe o paraiso.

E)Maria não acredita em horóscopos.   

4-Sublinhe com um traço os objetos diretos e com dois os indiretos:

A) O embaixador ofereceu um jantar ao lider político.

B) Agradeça  a Deus  o dom da vida,todos os dias.

C)Confiei a Vicente os meus planos.

D) Pagamos a cerveja ao garçon e mostramos as fotos a Denise.    

                  RESPOSTAS    

Exercício 1

A- Bahia

B- riqueza e  felicidade

C-Fatos

D- amigos   inimigos

E- favores     

Exercício 2.

(B)  (B)     (A)    ( A)  

Exercicio 3

A-  cena

B- ordens

C-título

D- Ladrão    lhe

E-horóscopos     

Exercício 4

A-  jantar objeto direto     lider -objeto indireto

b- Deus -objeto indireto   dom -objeto direto

C- Vicente -Objeto indireto     planos-obj direto

D- cerveja -objeto direto    garçon objeto indireto.


  



terça-feira, 21 de setembro de 2021

Diferença entre objeto inditeto e complemento nominal.

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                         Objeto iondireto 
É o complemento verbal regido de preposição e sem valor circunstancial.Representa,ordinariamente, o ser a que se destina
ou se refere a ação verbal.
O objeto indireto complementa  a significação dos verbos:
Assisti ao jogo
Assisti à festa.
Aludiu ao fato.
Aspiro a uma vida calma.
Deparei com um estranho.
Responderei a carta da aluna. 
 
          Complemento  Nominal 
Complemento nominal é o termo complementar reclamado  pela
significação transitiva,incompleta de certos substantivos,adjetivos e 
advérbios. Vem sempre precedido de preposição.
Assistência as aulas.
Gosto pela arte.
Impróprio para menores.
Ninguém está contente comsua sorte.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Exercícios resolvidos sobre crase.

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 Exercício sobre crase   
1- Complete as frases de acordo com os modelos observando as  Correlações:
    DA-----À                             De -------   A   
Voltei  da   cidade.                                    Fui à cidade.
Vim de Brasília. -                                       Fui  a Brasília.
Voltei da Bahia                                           Irei novamente à Bahia.
Vim de Minas Gerais.                            _   Voltarei a Minas . 
Chegamos da Argentina-                                Iremos à Argentina.     
 
2-Justifique o emprego ou a ausência do acento grave.
A-Ontem encontrei rindo a garota de Sorocaba,que faltou às aulas para ir a Santos,para ir à praia.Talvez algum dia a encontre chorando.
R :  _________________________________________________    

3- Classifique a palavra  a(s) ,antepondoàs frases os números do código:em seguida,acentue a única contração que ocorre  nos
exemplos dados:
(1) artigo definido 
(2)preposição
(3)contração                                                                                                                                                                                                           A-( ) Fui a pé e voltei a pé.           .
B-( )Socorreu a vitima.                   
C-( )Vendo Tv a cores.                    
D-( )Estávamos a sos.                   
E-( )Não ligue a boatos .                  
 F-( )O diretor atendeu as alunas 
G-( )Não atendem a reclamações.
H-( )O álcool é nocivo a saúde.
I-( ) O carro era movido a álcool.
J-( ) Eu levo o estudo a sério.

4-Veja à direita os casos em que não há possibilidade de crase;                Em  seguida relacione cada tipo ao caso correspondente   

   
A- ( ) Percorri a rua de ponta a ponta.            (1) palavra masculina
B-( ) Não há ningu´em igual a ela.                  ( 2) Verbo
C-( )Amanhâ tornarás a sorrir.                         (3)pronome pessoal
D-( )Demos graças a Deus.                 (4)locução-palavra repetida.   
 
5-Nos exemplos do exercício anterior não há crase porque ocorre apenas:
     (A) o artigo definido a                                                                           (B ) a preposição a

                Respostas
Exercício 2 ,justifique\; Encontrei a garota .                                       O A não é acentuado por ser um simples artigo.                          Faltou às aulas ( ocorre crase)                                                              Ir a Santos.
Este  A  é uma simples preposição. Ir à praia (Ocorre crase).
Talvez a encontre  chorando.  / A/ trata-se de pronome pessoal oblíquo. 
Exercício 3-(A)  2                          F)  1
                    ( B) 1                           G)  2
                     (c) 2                            H) 3
                      D) 2                            I) 2
                      E)  2                           J) 2  
  
Exercício  4     A)   4    B) 3    C)  2     D)  1 
 
Exercício 5-   resposta : B- preposição a    

Aprendendo com a língua:
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domingo, 19 de setembro de 2021

Estudo completo sobre o acento grave,para indicar a crase.

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Em primeiro de janeiro de 2009,entrou em vigor o novo acordo ortográfico e este trouxe alterações para nossa língua portuguesa,como o uso do trema,do hífen,de palavras paroxítonas terminadas em ditongo entre outras. Será assunto de uma nova postagem.    
  
                                           ACENTO   GRAVE   (   ` )
O acento grave usa-se exclusivamente para indicar a crase da preposição  a  com o artigo a,as,aquele(s),aquela(s),aquilo: à,às,àquele(s),àquela(s),àquilo.  

                                             CRASE   

1-A palavra crase ( do grego Krásis=mistura,fusão) designa,em gramática normativa,a constração da preposição a com :
1) o artigo a ou as : Fomoa à cidade e assistimos às festas.
2) o pronome demonstrativo o ou as : Irei á( loja) do centro.
3) o a inicial dos pronomes aquele(s),aquela(s),aquilo: Refiro -me àquele fato.   
Observação    
Na escrita assina-se a crase com o acento grave, A vogal  à,que representa a contração,não é tonica,mas pode ser proferida um tanto mais fortemente que o a átono. 
 
Crase de preposição a com os artigos a,as 
 
2- Considere- se estes exemplos: 
 
Irei  á  cidade   {Irei a a cidade}
Apresentei-me à diretora .{ Apresentei-me a a diretora}
Dedico -me às letras. { Dedico-me a as letras }
Obedeço às leis de Deus. { Obedeço  a as leis de Deus}
 
A crase ,como se vê  dos exemplos  citados,resulta da contração da preposição a ( exigida por um termo subordinante) com o artigo feminino  a ou as (reclamado por um termo dependente).
 
Se não  houver a presença da preposição ou do artigo,não haverá crase:
         
           preposição                  artigo
 Os turistas voltaram            a cidade   
 A concordia une                   as nações.
Não digas isto   a                   ninguém.
Lançaram-se   a                     nova ofensiva. 
 
Regra geral: O acento indicador de crase só tem cabimento diante de palavras femininas determinadas pelo artigo definido a ou as e subordinadas a termos que exigem a preposição a. 
  Veja mais estes exemplos:
As meninas voltaram á piscina.{Voltar a (preposição) a (artigo) piscina} 
ninguém é insensível à dor.
estamos rente  à parede.  
 

Não ocorre crase diante de:   

3- Não havendo o artigo a(s) antes do termo dependente ,é evidente que não pode ocorrer a crase.
A-Antes de palavras masculinas:
Não assisto a filmes de guerra.
isto cheira  a vinho.
Escreveu o bilhete  a lápis.
Gosto de pinturas a óleo.
OBservação
Quando subentende  a palavra  moda ou maneira,haverá crase diante de nomes masculinos.
Calçados à Luis xv (à  moda Luis xv).
Fiz um gol a la Pelé. ( à maneira Pelé)
Cabelos à sansão. 
 
B) antes de suibstantivos femininos usados no sentido geral e indeterminado.
Não vai a festas nem a reuniões.
Dedicas o trabalho a homem ou a mulher?
Não de atenção a pessoas suspeitas.
"Tudo cheirava a velhice" ( Viriato Correia)  
 
C-)antes de nomes de parentesco,precedidos de pronome possessivo:
Recorri a minha mãe
Peça desculpas a sua irmã.
Fiz uma visita a minhã tia.  
  
D) antes de nome próprio que repelem o artigo:
Dedicaram templos a Minerva e a Júpiter
O guerreiro falou a Iracema.
Fomoa a Paquetá. 
 
E)antes da palavra casa no sentido de lar,domicílio,quando não acompanhada de adjetivo ou locução adjetiva:
Voltamos a casa triste ( Vou para casa vim de casa)  
"Chegou Basílio a casa ,e atirou -se a chorar sobre a cama." ( Camilo Castelo Branco)
OBSERVAÇÃO:
1)Se a palavra casa vier acompanhade de adjetivo ou locução adjetiva terá crase:
Voltou à casa paterna.
Dirige -me à casa de Pedro.
 2) Se a palavra casa se referir a estabelecimento comercial, hospitalar,residência oficial de chefe de Estado,usamos crase.
Fui à casa Bahia comprar um presente.
O presidente americano regressou à casa Branca. 
F)nas locuções formadas por palavras repetidas:
Tomou remédu=io gota a gota.
Estavam frente a frente.
Dia a dia, a mulher foi adoecendo.
  
G)antes do substantivo terra,em oposiçao a bordo,a mar:
Os marinheiros tinham descido a terra para visitar a cidade.
Vendo o tubarão,onadador voltou logo a terra.
 
Fora  desse caso,escreve-se à: 

Aves voavam rente à terra
Os astronautas voltaram à terra. 
 
H)antes de pronomes indefinidos e de pronomes pessoais (inclusive de tratamento,com exceção de senhora,senhorita e dona)e interrogativos,não usamos crase.
Recorreram a mim.
Falaste a que pessoa?
Não me referi a Vossa Excelência. 
 
I)antes de outros pronomes que repelem o artigo,o que ocorre com a maioria  dos indefinidos , relativos e demonstrativos.
Escrevo a todas colegas.
Não ligo a essas coisas.
Esta é a vida que desejamos.
 
J) antes de numerais cardeais  referentes a substantivos não determinados pelo artigo.
Presidente inícia  visita  a oito países africanos.
A fazenda  ficava a cinco quilômetros de Sorocaba.
 
K)antes de verbos:
Estou  a pensar.
Puseram-se  a discutir sobre política.
 

5-Opcional é também,na linguagem familiar,o uso do artigo diante de nomes próprios personativos.A crase,portanto,dependerá da preferência do escritor. Exemplos:

Mandamos umpresente à Maria.
Escrevi à  Joana.
Observação:
A crase será de rigor,se o nome vier acompanhado de um adjunto:
Quem negará elogios à Maria  Quiteria.
Refiro-me à Lúcia do Dr Alberto.
  
Ocorre crase diante de :
 
6- Ocorre crase diante da palavra  distância quando esta vier
determinada pelo artigo a:
 
Achava-me à distância  de vinte metros.
 
7-Acentua-se geralmente, o  a ou as de locuções adverbiais,prepositivas e conjuntivas de subs-
tantivo feminino (expresso ou elíptico):
ànoite,à vista,à primeira vista,``a hora certa, à
esquerda,à direita,à força,às vezes,à medida que, à prporção que,etc.
 

Crase da preposição a com pronomes demons-

trativos.  
8)A crase também pode resultar da contração  da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele,aquela,aqueles,aquelas,
aquilo,,a,as:
 
Não iras àquela festa.
Falarei às que me quiserem ouvir.
Não dei importância àquilo.
 ________________  //__________________

                        EXERCÍCIOS
1-Assinale a alternativa em que a crase foi empregada inadequadamente.

a) Ele explicou à seu irmão as regras do jogo.
b) Fomos à praia naquela tarde.
c) Referiu-se à sua família com muito carinho.
d) Explicou às alunas as regras gramaticais. 

2-Assinale a alternativa em que a sequência de palavras substitui adequadamente as lacunas.   
    Nunca havia tido experiência igual ________.
       Costumo ir _______ padaria diariamente para tomar café. 

________ hora estava de pé e disposto. 

Compramos um notebook igual _________ do comercial.

Fico ______ disposição para o que precisar.          
 a)àquela; a; à; à; à.
 b)àquela; à; àquela; àquele; à.
c) aquela; à; àquela: àquele; à.
d)àquela; a; àquela; àquele; à.
   
            respostas:

 1- (A)     2 (B)       
 
Fonte de Pesquisa : Cegalla,Domingos Paschoal, Novíssima
Gramática da língua portuguesa. 

        

              
 
 


 

                                 


 




sábado, 18 de setembro de 2021

Uso dos porquês ; por que, por quê, porque,porquê.

          Uso   dos  porquês :
1- Por   que: 
É usado  para fazer perguntas diretas ou indiretas.Pode ser substituido por: " por qual razão"  ou "por qual motivo"
Ex: A professora quer saber por  que de tanta baderna.
       Por   que voc^não veio ? .
2- Por  quê :
  No final de frases interrogativas .
Ex: você está com dificuldade por quê ?
       Ela não foi à festa por  quê ?  
3-Porque :
É  usado para indicar explicação ou causa,por isso,de modo geral aparece em respostas.
Ex: Eu faltei ao trabalho porque estive doente.
4-Porquê: 
Esta palavra equivale a um substantivo e significa "motivo" e "razão"  . Porquê é usado antes do artigo "o"  subentende que a palavra é substantivada.
Ex:  A mulher precisa saber  porquê de tanta violência.
        A infância é a fase dos porquês. 
 
                       Exercícios
1-1.   Qual é a frase que está escrita incorretamente?

A-Por que você não me ajudou ontem?
B-Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem.

C-Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.
D-Ele era gordo porque só comia doce . 
 
2-1.   Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”

A-porque – porque - porquê 

B-por que – por que – por que

C-por quê – por quê - porquê

D-por que – porquê – por quê 

3-.   As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?  
A-A festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.
B-Acho que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.

C-Por qual motivo” você não veio ontem? 

D-Não sei “por qual motivo” você está preocupada 
 
4-.   Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
 
A-porquê     B-por quê     C-porque D-por que

                           Respostas 

1-  C        2-   D    3- A      4- C 















Uso do Ç c cedilha.

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Usamos Ç cediolha  com as vogais:   A  / O/U
 
Exemplos :   caça,açougue,açúcar.  
  



Dicas de escritas corretas de certas palavras.

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Aprendendo com a Língua.

Dicas de ortografia

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 Título - Dicas de ortografia

Aprendendo com a língua

  
Devem ser escritos com letras maiúsculas
 
1- A primeira palavra  de período ou citação:
¨ A agulha  veste os outros e vive nua ¨¨
2- Substantivos próprios,nomes sagrados,mitológicos,etc.
 José, Tiradentes,Deus,Jesus Cristo,Tupã,Sorocaba,Brasil,Via -láctea,entre 
outros.  
3-Nomes de épocas históricas,datas e fatos importantes,festas religiosas :
 Renascença,,Páscoa,Natal,Idade Média,etc.   
 
Devem ser escritos com letra minúscula:
  
Meses Do Ano
janeiro,fevereiro,março...
 
Dias da semana 
quinta-feira,sexta-feira,sábado...
  
Estações do Ano   
outono,verão,inverno...
Pontos cardeais...


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

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 Uso   das consoante M.
  
E muito fácil usar corretamente  a consoante M., 
Usamos sempre antes do P e do B,veja alguns exemplos:
Exemplos: Pomba,bomba,gambá,sempre,etc
  
Uso correto da letra m antes do p e do  b  
  
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Uso de p e b.

Exercicios de ortografia

 Subtitulo  uso de mal /mau.    

                         Exercícios

Complete os espaços usando mau ou mal


a) Ele teve um ____ dia, por isso dormiu ____.
b) Márcia foi ____ na prova.
c) Todos estão passando ____ hoje.
d) O ____ elemento foi levado pela polícia.
e) O chefe está de ____ humor; acho que está de ____ com a vida.
f) Você só quer o nosso _____.
g) Esse menino tem ____ costume.
h) Suas alunas leem muito ____.
i) A batalha entre o bem e o ____ jamais terá fim.
j) Esse menino é um ____ exemplo para a turma.

Regras Gramaticais.

Dicas de ortografia